Santa Mãe Sri Sarada Devi - parte 34

20.09.23 04:12 AM By Curitiba Centro Ramakrishna Vedanta

Garantia e bênçãos da Santa Mãe

Compilador: Swami Prajnatmananda

Publicado em 27/09/2023  -  22:00

Este artigo é a transcrição de uma palestra ministrada pelo Swami Prajnatmananda.

Deus remove a ignorância e a ilusão das mentes humanas através do poder divino do guru. Portanto, a devoção ao guru e a devoção a Deus são as mesmas.  De acordo com o Vishwasāra Tantra, ‘gu’ significa "escuridão" ou "ignorância", e ‘ru’ significa "removedor" ou "destruidor".

 

O guru transmite o poder espiritual durante a iniciação espiritual e conecta o discípulo com Deus através de um mantra, o sagrado nome de Deus. Isso é chamado de dīkshā, ou iniciação espiritual. De acordo com o Tantra, ‘di’ significa dīyate jnānam, ou "dá conhecimento"; ‘kshā’ significa kshīyate pashu vāsanā, ou "destrói desejos animais, ou mundanos".  Na verdade, a palavra mantra está conectada com a mente: mananāt trāyate iti mantraha—o que concede a salvação a quem o repete e reflete, é o mantra. É incrível como o Deus infinito permanece escondido no mantra semente.

 

Sri Ramakrishna sempre lembrou aos seus devotos que "Deus Supremo ou Satchidananda, que é da natureza da Existência, Conhecimento e Felicidade Absoluta, é o único guru, pai e mestre". Ele não podia suportar ninguém chamando-o de "guru" (preceptor), "baba" (pai), ou "karta" (mestre), para evitar desenvolver um culto superficial ao guru. Todos os gurus da Ordem Ramakrishna—da Santa Mãe e dos discípulos diretos até os atuais Swamis — apontaram que Sri Ramakrishna é a única Ishta, ou Divindade Escolhida, bem como o guru. Ele é "o objetivo, o apoio, o Senhor, a testemunha, a morada, o refúgio e o amigo." Assim, ele representa aspectos pessoais e impessoais de Deus.

 

Swami Saradananda escreveu:

“O Mestre costumava dizer: ‘O guru é como uma companheira feminina de Radha.  Não há fim para suas tarefas amorosas até que sua amiga Radha esteja unida com Krishna.  Assim também, não há descanso para o guru, até que o aspirante espiritual esteja unido a Deus. Assim, o grande guru acompanha o devoto sincero, a reinos cada vez maiores da espiritualidade e finalmente apresenta o devoto à Divindade Escolhida, dizendo: “Meu filho, olhe lá!” e então imediatamente o guru desaparece.’ Um dia, quando um devoto ouviu o Mestre dizendo isso, ele percebeu que um dia a separação do guru seria inevitável. Então, com um coração triste, ele perguntou: ‘Venerável Senhor, para onde vai o guru?’ O Mestre respondeu: ‘O guru se funde na Divindade Escolhida, ou Ishta. O guru, Deus Krishna, e o devoto--estes três são um, e o Um se manifesta como três.’ ”

 

Uma vez, Swami Arupananda levou uma pequena semente de árvore banyan para a Santa Mãe, e disse: "Olha, Mãe, esta semente é menor do que a semente do espinafre vermelho. E ainda assim, dela nasce uma árvore tão grande! Que maravilha!” Ela respondeu: "Por que não? Basta ver, quão pequeno é o Bija [mantra semente] do Nome do Senhor. No entanto, a partir disso surge no devido tempo, consciência espiritual, êxtase, devoção e amor! Sri Ramakrishna disse: ‘Há um grande poder na semente do nome de Deus. Destrói a ignorância. Uma semente é macia e o broto macio; ainda assim, ela perfura o chão duro. O chão se rompe e abre caminho para o broto.’ ”

 

Na vida da Santa Mãe, a Mãe Divina atuou como mãe humana e também como guru. Dotada de poder divino, sabedoria, glória, pureza, renúncia, amor e compaixão, ela despertou a espiritualidade nos corações de seus discípulos e concedeu liberação a eles. O guru humano dá o mantra no ouvido, e o guru divino transmite o mantra para a alma. Um verdadeiro guru é um despertador e redentor de almas e assume para si mesmo o fardo do pecado dos discípulos e sofre por conta disso. A Santa Mãe não procurou discípulos. Uma vez ela disse: "Aqueles que se importam de vir até mim o farão depois de cortar as algemas do mundo. Eu não vou procurá-los.”

 

A Santa Mãe viveu uma vida reclusa. Muito poucos sabiam de sua existência. Durante sua vida, suas fotografias não foram exibidas em público.  Quando ela estava viva, nada foi escrito sobre ela, exceto algumas breves menções nos livros, "O Evangelho de Sri Ramakrishna" e "Sri Ramakrishna, o Grande Mestre". Mas, mesmo quando um ímã atrai limalhas de ferro, ela atraiu aspirantes sinceros em grande número.  Alguns aspirantes a abordaram pelas recomendações de Swamis ou ouvindo sobre ela de outros. Alguns vieram a conhecê-la através de sonhos ou visões.

 

Swami Nikhilananda escreveu: "Um anseio silencioso constantemente brotava de seu coração: 'Venham, todos vocês, estou aqui por sua causa. Vou acalmar meu coração mostrando-lhe o caminho para a liberação.” Ela não convocou publicamente os devotos. Ela não escreveu livros, emitiu declarações ou subiu em uma plataforma pública. Os discípulos do Sri Ramakrishna eram extremamente reticentes sobre ela. Talvez eles estivessem com medo que as pessoas comuns não mostrassem o devido respeito. Mas encantados por sua atração irresistível, todos eles vieram. Ela parecia estar esperando por eles. "Que todos eles venham", disse seu coração maternal. "Nenhum será rejeitado. Suponha que tenham vivido vidas pecaminosas. Será que eles serão privados das minhas bênçãos por causa disso?” Ela os iniciou no santuário do templo e de sua cama de doente, em estradas e estações de trem, em prados e debaixo de árvores. Todos sentiram, quando com ela, que estavam na presença de uma mãe afetuosa e fizeram todo tipo de pedidos para ela, razoáveis e irracionais.

 

Com o melhor ao seu alcance, ela tentou satisfazê-los. Ela quase não tinha descanso, mesmo quando ela precisava muito. Se nenhum devoto viesse até ela em um dia em particular, ela diria: "Ninguém veio. Este dia parece estar passando em vão.” Muito em breve um buscador chegaria. Isso continuou até quase o fim de sua vida. Um dia, Santa Mãe disse seriamente a um discípulo: "É de fato infeliz quem não sente minha compaixão. Eu não conheço ninguém, nem mesmo um inseto, por quem eu não sinta compaixão. "

 

Ao dar iniciação, a Santa Mãe selecionava o Ishta do discípulo, ou Ideal Escolhido, e um mantra ligado a essa divindade. Às vezes, pouco antes da iniciação, ela meditava para descobrir o mantra adequado para o aspirante. Seria revelado para sua mente pura.

 

O mantra tem um poder intrínseco. A Santa Mãe disse: "O mantra purifica o corpo. Torna-se puro repetindo o nome de Deus dado pelo guru." Uma vez um discípulo perguntou à Santa Mãe se a mera repetição do mantra,  como ensinado por um guru competente, realmente ajudava o aspirante, mesmo que ele ou ela não possuísse intensa devoção. A Santa Mãe respondeu: "Se você pular na água, ou for empurrado para ela, seu pano será encharcado, não é ?".  Sua iniciação foi simples e curta. Ela selecionou a Divindade Escolhida e deu o mantra de acordo; e mostrou ao discípulo como contar o mantra nos dedos ou no rosário, enquanto repetia.

 

Swami Asheshananda foi iniciado pela Santa Mãe. Depois que ela faleceu, ele se tornou secretário particular de Swami Saradananda. Quando ele observou o elaborado método de dar iniciação, ele disse, ao Swami Saradananda: "Reverenciado Senhor, a Santa Mãe me instruiu de uma maneira muito simples. Ela não me pediu para repetir o mantra por um número fixo de vezes de manhã ou à noite, ou para dias especiais e tudo isso. Ela não me deu nenhum método fixo. Maharaj, quero um procedimento passo a passo. Você poderia, por favor, adicionar alguma coisa ?”. Swami Saradananda respondeu: "Você é o maior tolo. A Santa Mãe é a própria Mãe Divina. Todos esses métodos e procedimentos são prescritos por outros professores, mas não pela Santa Mãe. O que quer que a Santa Mãe tenha lhe dado é a última palavra na vida espiritual. Você se apega ao mantra, em repeti-lo, meditar e pensar no seu Ideal Escolhido; e quando o anseio da visão de Deus vier, você descobrirá que sua mente vai conhecê-lo, que sua mente será fixada no Espírito Divino, e que todos os seus desejos serão realizados. Quer dizer que devo acrescentar algo ao que a Santa Mãe deu ? É devido à sua graça, que eu mesmo estou aqui.”

 

Ser um guru não é tão fácil. Só um ser divino tem o poder da redenção. Perto do fim da vida da Santa Mãe, quando ela estava acamada na Casa Udbodhan, Brahmachari Ashok ficou abatido, pensando que ele ficaria desamparado sem ela. Para encorajá-lo, ela disse: "Você acha que, mesmo que este corpo passe, eu poderei ter qualquer libertação, a menos que cada um daqueles, cuja responsabilidade eu assumi para mim mesma, esteja fora do cativeiro?  Devo viver constantemente com eles. Eu me encarrego de tudo, bom e ruim, em relação a eles. É uma besteira dar iniciação ? É uma tremenda responsabilidade. Quanta ansiedade eu sofro por eles. Veja, seu pai morreu, e isso uma vez me fez sentir preocupada com você. Eu pensei: "Como é que o Mestre está novamente colocando você à prova ?". Que você possa sair desta provação é minha oração constante. Por essa razão, eu te dei todo esse conselho. Você pode entender tudo o que eu digo ? Se pudesse fazer isso, isso aliviaria minhas preocupações em grande medida. O Mestre está jogando com seus filhos diferentes de várias maneiras, mas eu tenho que suportar o peso disso. Eu não posso simplesmente deixar de lado aqueles que eu aceitei como meus próprios.”

 

A relação entre o guru e o discípulo é eterna. A Santa Mãe demonstrou como levar uma vida espiritual praticando continuamente japa. Mesmo quando ela estava doente na cama, ela repetia o nome sagrado de Deus, mantra mentalmente. Ela dormiu muito pouco. Uma vez, Brahmachari Barada perguntou: "Mãe, você não dorme ?". Ela respondeu: "O que posso fazer, meu filho ? Todas essas crianças vêm até mim com grande anseio de iniciação, mas a maioria delas não repete o mantra regularmente. Por que regularmente ? Muitos não repetem nada. Mas já que assumi a responsabilidade deles, não deveria cuidar do bem-estar deles ? Portanto, eu faço japa para o bem deles. Eu constantemente rezo ao Mestre, dizendo: 'Ó Mestre, desperte a consciência espiritual deles. Dê-lhes liberação. Há muito sofrimento neste mundo. Que eles não renasçam aqui de novo !'".

 

Na vida espiritual, quando nuvens de dúvida e depressão pairam na mente, precisamos de alguém para nos tranquilizar. A Santa Mãe disse a um de seus discípulos, Swami Vishweshwarananda.  "... Dou a responsabilidade dos meus discípulos ao Mestre. Todos os dias rezo a ele: "Por favor, cuide dos discípulos, onde quer que estejam." Além disso, recebi esses mantras do próprio Mestre. Estes são siddha mantras— muito potentes. É certo alcançar a liberação através deles.

 

Uma vez Swami Vishweshwarananda perguntou: "Mãe, como se percebe Deus ? Adoração, japa, meditação — isso ajuda ?" "Nada disso ajuda", respondeu Santa Mãe. Ele perguntou, "Então como se consegue a visão de Deus ?". "É apenas através da graça de Deus. Mas é preciso praticar meditação e japa. Eles removem as impurezas da mente. É preciso praticar disciplinas espirituais, como adoração, japa e meditação. Do modo como se obtém a fragrância de uma flor ao tocá-la, ou como se percebe o cheiro de sândalo esfregando-o contra uma pedra, da mesma forma se recebe despertar espiritual pensando constantemente em Deus. Mas, você pode perceber Deus agora, se você se tornar sem desejo.”

 

A Santa Mãe contou a Swami Arupananda o mistério do mantra e seu poder: "O poder passa pelo mantra. O poder do guru entra no discípulo e o poder do discípulo entra no guru. É por isso que, quando eu faço iniciação e aceito os pecados do discípulo, eu fico doente. É extremamente difícil ser um guru porque o guru assimila o pecado do discípulo. Se o discípulo comete algum pecado, isso afeta o guru. Por outro lado, ao levar uma vida virtuosa, o discípulo faz bem ao guru."  Ela disse: "Este corpo um dia certamente perecerá. Deixe-o ir agora, se preciso; mas deixe que eles percebam a Verdade através da iniciação.”

 

Em outra ocasião, ela comentou: "De vez em quando eu penso sobre este corpo.  Em vez de ser uma estrutura tão pequena de ossos e carne, se ele fosse bem maior, quantas pessoas mais eu poderia ajudar.” Narayana Iyenger, um discípulo da Santa Mãe, hesitou em tocar seus pés porque ele pensou que isso causaria dor a ela. A Santa Mãe disse: "Não, meu filho, nascemos com esse propósito. Se não aceitarmos os pecados e tristezas dos outros e não os digerirmos, quem mais aceitará? Quem vai arcar com as responsabilidades dos maus e dos aflitos ?”.  

 

Sarayubala Sen, uma discípula da Santa Mãe, registrou em suas memórias o propósito do advento de Sri Ramakrishna e Santa Mãe: "Um dia fui a Casa Udbodhan para ver a Santa Mãe e ouvi os monges dizendo a ela: 'Mãe, depois de sua recuperação desta vez, não permitiremos que ninguém receba iniciação de você. Você sofre terrivelmente absorvendo os pecados de seus discípulos.” A Mãe sorriu suavemente e disse: 'Por que dizem isso, meus filhos ? Será que o Mestre veio desta vez apenas para comer rasagollas [bolas de queijo suculento] ?’. Esta declaração compassiva silenciou a todos."

 

Outro discípulo percebeu suas deficiências e lamentou: "Mãe, apesar de ter uma mãe como você, eu não consegui nada." A Santa Mãe o consolou, dizendo: "Não tenha medo, meu filho. Lembre-se sempre que o Mestre está sempre com você. Eu também estou com você. O que deve assustá-lo enquanto eu, sua mãe, existir ? O Mestre me disse: "No final, aparecerei para aqueles que vierem até você, e vou levantá-los, segurando-os pela mão."

 

Swami Gaurishananda lembrou: "Um dia, em Jayrambati, a Santa Mãe estava sofrendo muito com seu reumatismo. Apesar de seu sofrimento, ela orou a Sri Ramakrishna, olhando para sua foto: "Mestre, hoje se foi em vão. Ninguém veio para iniciação espiritual. Você disse que eu teria que ajudar as pessoas.”

 

Muitos aspirantes sofrem de dúvida e confusão na vida espiritual. Swami Vasudevananda tinha esse problema. Ele disse à Santa Mãe: "Às vezes fico confuso e não consigo encontrar ninguém com quem falar sobre minhas dúvidas. O que devo fazer então?” A Mãe respondeu: "Mantenha sempre uma foto do Mestre com você. Lembre-se que ele está com você e cuidando de você. Se você tem alguma pergunta, ore para ele; você vai descobrir que ele vai entregar a solução para sua mente. Ele está sempre dentro de você. Porque a mente é extrovertida, as pessoas não procuram dentro de si; em vez disso, elas procuram por Deus lá fora. Quando você reza por alguma resposta; e se for absolutamente necessário para você, você vai descobrir que a resposta surge dentro de você em um flash. Se alguém reza para o Mestre de todo coração, o Mestre ouve e organiza as coisas de acordo. É necessário dizer algo 20 vezes a um cavalheiro ?”.

 

Uma vez, o devoto Nalin Bihari perguntou à Santa Mãe sobre as fraquezas da mente. Ela respondeu: "Meu filho, essa é a lei da natureza, como a lua nova e a lua cheia. Da mesma forma, a mente abriga às vezes bons e às vezes maus pensamentos.” Nalin disse: "Mãe, eu te visitei tantas vezes e recebi sua graça, mas ainda não faço nenhum progresso. Eu sinto que eu sou como eu era antes.” A Mãe respondeu: "Meu filho, suponha que você esteja dormindo em um berço, e alguém carrega o berço junto com você, para outro lugar. Você perceberia imediatamente que foi transferido para outro lugar? De modo algum. Só quando sua sonolência se dissipar completamente você verá que você chegou a um novo lugar.” Ao dizer isso, ela deu a entender que devemos estar sempre vigilantes na vida espiritual.

 

Vaikuntha tinha recebido iniciação da Santa Mãe.  Alguns anos depois, ele achou impossível controlar sua mente e disse à Santa Mãe com grande angústia: "Mãe, não tenho mais inclinação para repetir o mantra porque não removeu as impurezas da minha mente. Eu tenho a mesma luxúria, raiva e ilusão como antes.” Santa Mãe assegurou a ele: "Meu filho, todas as impurezas irão embora repetindo o mantra. Reze para o Mestre.” "Estou desamparado", respondeu Vaikuntha. "Ou removo minha inquietação interior, ou devolvo o seu mantra. Não tenho intenção de lhe dar sofrimento, pois ouvi dizer que o guru sofre se o discípulo não repetir o mantra." Os olhos da Santa Mãe ficaram cheios de lágrimas pela sinceridade e agonia de seu discípulo.  Ela disse com muito fervor: "Tudo bem, você não terá mais que repetir o mantra." Estas palavras assustaram Vaikuntha e ele pensou que sua relação com a Santa Mãe seria cortada de uma vez por todas. Perturbado, Vaikuntha disse: "Mãe, você tirou tudo de mim! O que devo fazer agora? Isso significa que eu vou para o inferno?” Santa Mãe disse em voz animada: "O que você quer dizer? Você é meu filho. Como você pode ir para o inferno? Aqueles que são meus filhos já estão livres. Nem mesmo a Providência tem o poder de mandar meus filhos para o inferno. Fique descansado, confiando sua responsabilidade a mim. E lembre-se sempre que alguém está com você e virá no último momento para levá-lo à morada eterna."  Assim, a garantia e bênçãos da Santa Mãe estão sempre conosco.


(Continuaremos a narração da vida da Santa Mãe Sri Sarada Devi no próximo post)

Curitiba Centro Ramakrishna Vedanta