OS APÓSTOLOS DE SRI RAMAKRISHNA--PARTE-4B

06.10.23 11:00 PM By Curitiba Centro Ramakrishna Vedanta

SWAMI BRAHMANANDA—COMO UM MESTRE ESPIRITUAL

Compilador—Swami Prajnatmananda

PUBLICADO 13 FEBRUARY 2021

Swami Brahmananda escreveu um pequeno livro chamado “As Palavras do Mestre”. Que eram os ensinamentos de Sri Ramakrishna como ele os tinha ouvido diretamente dele. Quando Sri Ramakrishna estava vivo, uma vez ele queria escrever o que ele estava dizendo. Sri Ramakrishna o viu fazendo anotações e perguntou: "O que você está fazendo?" Swami Brahmananda respondeu: "Oh, estou anotando o que você está dizendo." Sri Ramakrishna o proibiu de fazê-lo. Depois que Sri Ramakrishna faleceu, Swami Brahmananda tentou se lembrar desses ensinamentos e escrever. Mas, ele não conseguia se lembrar de todos eles. Naquela época, Sri Ramakrishna apareceu a ele e recontou o que escrever.  Swami Brahmananda apenas anotou-os novamente. Então, aqueles ensinamentos que encontramos naquele pequeno livro foram ouvidos diretamente por ele de Sri Ramakrishna.

 

Swami Brahmananda era um tipo de pregador silencioso; enquanto seu irmão discípulo, Swami Vivekananda era do tipo trovejante. Swami Vivekananda caiu sobre o mundo como uma avalanche. Ele se movia como um redemoinho de um extremo ao outro do mundo para transmitir sua mensagem. Ele era muito ocupado e dinâmico. Ele não teve tempo, como disse, para terminar sua mensagem. Swami Brahmananda , nunca deu palestras de uma plataforma pública, exceto uma vez; no entanto, sua influência foi única. Foi como a suave influência da primavera, que atua silenciosamente, despercebida, mas confere beleza celestial à toda a natureza. Sri Ramakrishna elogiou essa característica de seu discípulo, descrevendo-o figurativamente como uma manga que não muda de cor para que as pessoas saibam que está madura. Outro atributo que o Mestre usou ao se referir a Rakhal foi que ele era como uma pederneira. Você pode colocá-lo mil anos debaixo d'água, mas ela emitirá fogo no momento em que você a atingir. Ele preferiu passar despercebido, mas quem entrasse em contato com ele sentiria o calor de sua espiritualidade.

 

Certa vez, Swami Vivekananda escreveu a sua discípula ocidental , a irmã Nivedita: “Não recomendo ninguém, ninguém exceto Brahmananda .  O julgamento daquele velho (isto é, o julgamento de Sri Ramakrishna) nunca falhou, o meu sempre falha. Se você tiver que pedir algum conselho ou conseguir alguém para fazer o seu negócio, Brahmananda é o único que eu recomendo, nenhum outro, nenhum outro. Com isso minha consciência está limpa.”  Isso mostra o quanto ele respeitava Swami Brahmananda e valorizava suas opiniões. É por isso que após a fundação da Missão Ramakrishna , Swami Vivekananda fez dele o Presidente da Ordem.

 

Um universitário chamado Avani costumava visitar regularmente Belur Math com seus amigos e servir como voluntário. Naquela época, o terreno do Belur Math era irregular . Uma vez a Santa Mãe Sarada Devi tinha chegado a Belur Math num palanquem.  Avani tive a sorte de ver os quatro discípulos de Sri Ramakrishna, Swami  Brahmananda, Swami Saradananda, Swami Premananda, e Swami Shivananda, carregando a Santa Mãe Sarada Devi em um palanquem sobre os seus ombros. Em outra ocasião, Avani também testemunhou Swami Brahmananda entrando em êxtase, Samadhi. Era o aniversário de Ramakrishna, e a Santa Mãe veio a Belur Math para assistir à celebração. Quando ela chegou, Swami Brahmananda entrou em êxtase, em samadhi. Apenas por sentir a presença dela, ele entrou em profundo samadhi.

 

Todos os outros irmãos dele estavam um pouco preocupados com ele. Porque ele continuou nesse estado por muito tempo. E ninguém poderia tirá-lo daquela profunda contemplação. A Santa Mãe ouviu falar sobre sua condição e disse: “Não se preocupe com ele, ele vai sair bem.” Depois de um tempo ela própria veio a Swami Brahmananda e tocou sua mão e disse: “ Meu filho, eu trouxe alguns alimentos sagrados, Prasad, para você, acorde e coma.” E imediatamente Maharaj voltou à consciência normal e prostrou-se aos seus pés. 

 

Após a conclusão de seu curso de graduação, Avani ingressou na Ordem Ramakrishna.  Jesus Cristo disse: “Não me escolhestes, eu te escolhi”.  Este ditado foi muito verdadeiro no caso de Avani , Swami Brahmananda o aceitou logo no primeiro encontro. Essa foi “uma graça incondicional”.  Com o passar do tempo, ele foi ordenado monge com o nome de Swami Prabhavananda. Mais tarde, ele serviu como chefe de nosso Centro Vedanta em Hollywood.  Swami Prabhavananda falou sobre seu guru espiritual Swami Brahmananda da seguinte maneira: “Se você estivesse na presença de um homem-Deus que viveu naquela consciência feliz como eu tive o privilégio, você sentiria  que Deus está certamente presente . E não só isso, você iria sentir que Deus é fácil de conhecer e ver. Swami Brahmananda podia transmitir espiritualidade através do silêncio; esse era o poder nele. Os discípulos de Ramakrishna que conheci eram a personificação de seus próprios ensinamentos; a religião era algo que podiam transmitir a outros. Na presença de meu Mestre, de quem sou servo, sentimos que Deus é o objetivo supremo da vida humana. É simples, tão fácil, como se Deus fosse um fruto que temos na palma da mão. Aonde quer que ele fosse, haveria alegria e festividade. Seria um evento de única experiência. E seríamos renovados no espírito, nos sentiríamos purificados. Havia aquele ideal colocado diante de nós. Realizar Deus, vê-lo, falar com ele, ser seu companheiro por toda a eternidade, perceber a sua união com ele. É realmente muito difícil falar dele. Para compreender uma alma muito iluminada, é preciso estar iluminado . “Muitos dos incidentes que conhecemos hoje sobre Swami Brahmananda são das reminiscências de Swami Prabhavananda.   Certa vez, Swami Prabhavananda comentou: “Tornou- se possível e mais fácil nesta era realizar Deus, com a vinda de Sri Ramakrishna e seus discípulos. Você encontrará essa ajuda, sem que você saiba. Se você um passo em direção de Deus, ele vem de uma centena de passos recebê-lo... Eu tenho certeza que todos vocês estão familiarizados com a vida de Christo. Quantas multidões o seguiram? Mas então alguns discípulos íntimos ficaram com ele. Ele olhou para eles e disse: ' Vocês também vão me deixar?'   E São Pedro disse: 'Não, Mestre, você tem as palavras da vida eterna.' ” Swami Brahmananda também disse de forma semelhante: “Temos o tesouro Eterno para oferecer. Mas para que o povo vem até nós? Batata, cebola e berinjela. Eles querem coisas materiais baratas. Quantos realmente procuram o Eterno tesouro? ”

Havia outro jovem que entrou em contato com Swami Brahmananda. Uma vez, Swami Brahmananda perguntou a ele: "Você tem algum quarto para mim?" Ele entendeu de uma maneira diferente e disse: "Sim, Maharaj, arranjamos um lugar para você." Então Swami Brahmananda disse: "Não, eu não quis dizer isso." Insinuando o coração, ele disse: “Quero dizer aqui. Você tem algum quarto para mim? "Então o jovem entendeu. Freqüentemente, descobrimos que em nosso coração temos lugar para todas as coisas indesejadas. Considerando que não temos espaço para os homens santos e para os pensamentos santos. É por isso que Swami Brahmananda perguntou a ele: "Você tem algum quarto para mim?" Aquele  jovem era um aspirante sincero. Como resultado, ele recebeu o nome sagrado de Deus, mantra de Swami Brahmananda.  Ele se juntou à Ordem Ramakrishna e ordenou um monge com o nome de Swami Satprakashananda. Mais tarde, ele serviu no Centro Vedanta de St. Louis, nos Estados Unidos.

Swami Brahmananda carregava com  ele a responsabilidade como o Presidente da grande Ordem Ramakrishna, baseada no amor. Certa vez, vinte e quatro jovens ingressaram no mosteiro Belur Math. Esse foi um grande número, de fato! Um dos internos sugeriu a Swami Brahmananda que fizesse algumas novas regras e regulamentos para a conduta dos jovens monges .  Então Swami Brahmananda disse: “Mas, não tinha Swami Vivekananda feito algumas regras e regulamentos?”  O interno respondeu: "Bem, sim, mas isso não foi suficiente." Então Maharaj acrescentou: “Olhe aqui, temos regras suficientes e regulações para orientar esses jovens. O que precisamos é de amor e mais amor. ” Esta era sua maneira de conduzir a organização.


Uma vez, Swami Brahmananda deveria assinar um documento. Depois de esperar por três dias, seu secretário particular Swami Sankarananda veio até ele e disse: " Maharaj, este é o último dia para assinar isto." Swami Brahmananda tinha a escritura pronta diante de si, com a caneta na mão. Ele disse: “ Sim, sim , estou tentando assiná-lo; mas não consigo me  lembrar do meu nome.”  Ele havia esquecido sua própria identidade e se fundiu totalmente com o pensamento de Sri Ramakrishna!

Swami Brahmananda ensinaria cada discípulo de acordo com sua capacidade.  Ele não ensinaria a ninguém algo que seria impossível praticar. Ele tornaria tudo simples e fácil para cada indivíduo. Ao mesmo tempo, era um fato que se aquele indivíduo praticasse essas verdades simples em sua vida, ele certamente obteria resultados únicos na vida espiritual.  Swami Brahmananda sempre dizia: “Medite, medite, então você descobrirá como existe uma mina de bem-aventurança no coração de todos. Você sentirá como eles estão sofrendo desnecessariamente. Procure o Eterno entre os não-Eternos da vida. Busque essa mais alta bem-aventurança, em meio aos prazeres altruístas da vida. ”  Ele tinha a habilidade de dar Samadhi, a experiência espiritual mais elevada para os outros, apenas por um desejo. Houve uma menina de quatorze anos de idade que tinha tido um sonho sobre Swami Brahmananda. Ela veio para o casa Udbodhan para encontrá-lo. Ele estava descansando  em  Balaram casa de Bose que fica nas proximidades. Então, ela foi enviada para lá.  Swami Brahmananda se levantou e pediu que ela se sentasse. Então ele deu a ela um mantra, o nome sagrado de Deus. Imediatamente, ela entrou em samadhi. Depois que ela voltou ao plano normal, Swami Brahmananda a instruiu a fazer os votos de monasticismo e colocar roupas ocre. Ele disse a ela: “Fique em um lugar e as meninas se reunirão ao seu redor; e você as iniciará.” Conseqüentemente, ela se tornou freira. Mais tarde, ela se fundiu em Mahasamadhi, grande êxtase, e deixou seu corpo.

Outra vez, Swami Brahmananda disse a um discípulo monástico : "Veja, você tem a graça de Deus, você tem a graça de seu guru, você tem a graça dos devotos de Deus, mas pela graça de um , você pode estar arruinado. ”  O discípulo perguntou: "Qual é a graça de um?" Ele disse: " Sua própria mente."  Portanto, tudo depende de nossos próprios bons pensamentos.


Swami Brahmananda, como Presidente de toda a Ordem Ramakrishna, costumava visitar todos os centros; e em cada centro ele ficava alguns meses.  Onde quer que ele fosse, criaria uma atmosfera especial de alegria e festa. Todos aqueles que o procuraram naquele momento sentiriam uma paz e uma bênção especial que nunca experimentaram antes. Às vezes, ele estaria em um humor leve; e causaria muita diversão com a simplicidade infantil e faria os outros rirem. Ele dizia: “É bom rir todos os dias. Isso relaxa a mente e o corpo. ”  O Upanishad proclama: “ saiba que a bem-aventurança é a própria natureza de Brahman” - anandō brahmēti vyajānāt. (Taitt. Upa.) Certa vez, Swami Brahmananda  visitou o mosteiro Ramakrishna em Chennai, sul da Índia. Quando ele chegou aqui, alguns devotos vieram oferecer seus respeitos a ele. Depois, naturalmente, esperavam ouvir uma palestra do Presidente da Ordem. Eles perguntaram sobre isso a Swami Ramakrishnananda, seu irmão discípulo, que era o Chefe do centro de Chennai. Ele respondeu: “ Palestra ?! Swami Brahmananda Maharaj dando uma palestra?!  O que você entenderia se ele desse uma palestra? Ele nos conta uma frase e eu dou uma série de palestras sobre essa frase por três anos para vocês! ” Então os devotos entenderam um pouco da personalidade de Swami Brahmananda .


Balaram Basu era um homem rico com uma mansão palaciana. Ele também era uma pessoa muito devota.  Sua casa estava sempre aberta aos homens santos.  Sri Ramakrishna visitou a casa de Balaram Basu várias vezes. Muitos de seus discípulos também visitaram sua casa e até se hospedaram lá . Todos os membros de sua família tinham a mesma mentalidade e serviriam de todo o coração aos homens santos que costumavam visitar sua casa.  Sobre Balaram Basu Sri Ramakrishna dizia: “Todos os membros da família de Balaram Basu são unidos com o mesmo ideal... Eles são tão hospitaleiros como eles são piedosos...A comida de Balaram é muito pura. Os membros de sua família foram devotos por gerações e foram hospitaleiros com os monges e os pobres.” 


Um dia, Swami Brahmananda visitou a casa de Balaram Basu. Ele foi levado para dentro e feito sentar-se em uma sala bem mobiliada com tapetes orientais, almofadas, etc.  Além disso, o filho de Balaram Basu ofereceu-lhe um pano de seda. Swami Brahmananda estava sentado em seu humor habitual. Naquela época, um conhecido professor da Universidade de Calcutá veio ao seu encontro. Ele havia lido o Evangelho de Sri Ramakrishna e entendeu como Sri Ramakrishna era austero. Com esse grande ideal em mente, o Professor entrou na sala esperando ver um homem santo com um trapo na cintura. Mas ao ver Swami Brahmananda sentado em uma luxuosa sala envolta em um pano de seda, o Professor ficou chocado! Ele nem mesmo cumprimentou ou ofereceu respeitos a Swami Brahmananda! Ele simplesmente saiu correndo da sala exasperado e se sentou em um banco. Ele começou a refletir sobre o que acabara de ver.


Sem qualquer conhecimento deste, Swami Nirvanananda, o atendente pessoal de Swami Brahmananda por um acaso viu o Professor e novamente o levou para dentro. Então Swami Brahmananda perguntou-lhe: "Não te vi há um tempo?"  O professor respondeu: "Sim". Em seguida, eles tiveram uma conversa de uns poucos minutos.  Imediatamente o Professor teve um vislumbre da grandeza de Swami Brahmananda. Então Professor pensou, “ Ó  que grande erro que eu teria cometido na minha vida, se eu tivesse ido embora sem conhecê-lo?!” Naquele dia, ele aprendeu uma lição em sua vida. Não julgar nenhum homem santo apenas vendo sua aparência externa. Mais tarde, aquele professor tornou-se discípulo de Swami Brahmananda.


Quando um Yogi atinge o mais alto Samadhi, então esse Yogi alcança a consciência unitária . Quando ele volta ao plano normal, ele não vê o universo da matéria, mas o universo do espírito. O aperfeiçoado Yogi vê Deus em tudo e permanece embebido na felicidade de Deus.  Swami Brahmananda costumava permanecer sempre em um estado exaltado. Ele teve que lutar para trazer sua mente elevada ao plano normal para que pudesse ensinar aos outros sobre Deus.


Um dos maiores cientistas de todos os tempos, Albert Einstein, havia lido o conhecido livro “The Eternal Companion”, relacionado à vida e aos ensinamentos de Swami Brahmananda.  Quando um Swami da Ordem Ramakarishna encontrou Albert Einstein, ele disse: "Swami Brahmananda enfatizou a meditação, não é?" O monge acrescentou: "Bem, ele também falou sobre trabalho (Karma Yoga)." Então Einstein disse: " Bem, olhe aqui, você não precisa pedir às pessoas que trabalhem, elas vão funcionar de qualquer maneira."  Ele estava insinuando a tendência moderna de muita indulgência no trabalho do dia a dia às custas da vida contemplativa. Sobre o segredo do trabalho, Swami Brahmananda costumava dizer: “Se você trabalha demais e se esquece de Deus, o egoísmo e o orgulho irão dominá-lo. Portanto, eu digo a você, nunca se esqueça de Deus, não importa se você está trabalhando ou ocioso... Entregue toda a sua mente a Deus. Se não houver desperdício de energia mental, com uma fração de sua mente você pode fazer tanto trabalho que o mundo ficará atordoado. ” A verdade disso foi exemplificada em sua própria vida.


Antes de concluir esta palestra, gostaria de citar alguns de seus valiosos ditos sobre a prática espiritual: “Pratique um pouco de Japa, a repetição do nome de Deus, e meditação todos os dias. Nunca pare por um único dia. A mente é como uma criança inquieta, ela quer fugir. Você deve trazê-lo de volta repetidamente e aplicá-lo à meditação de Deus... As pessoas se esforçam tanto para passar em um exame (relacionado aos estudos)! Conhecer Deus é ainda mais fácil do que isso. Apenas deixe que eles O invoquem com um coração calmo e alegre.

“O esforço é indispensável para o sucesso na vida espiritual. Siga alguma disciplina por pelo menos quatro anos. Então, se você não fizer nenhum progresso tangível, volte e dê um tapa na minha cara.

 

“O mestre espiritual, Guru, conduz o discípulo por diferentes estágios até que ele o deixe com Deus.   Mas não há maior Guru do que sua própria mente. Quando a mente foi purificada por meio da oração e da contemplação, ela o direcionará por dentro. Mesmo em seus deveres diários, este Guru irá guiá-lo. ”

 

Como mencionei anteriormente, ele não era um orador em tudo. Mas por apenas levar uma vida espiritual e com ensinamentos simples e cheios de amor, ele mostrou o caminho da piedade para a humanidade.

 

 

 

 

 

 

Curitiba Centro Ramakrishna Vedanta