OS APÓSTOLOS DE SRI RAMAKRISHNA--PARTE-4A

06.10.23 11:14 PM By Curitiba Centro Ramakrishna Vedanta

SWAMI BRAHMANANDA—SUA VIDA

Compilador—Swami Prajnatmananda

PUBLICADO 15 DE NOVEMBRO DE 2020 

Swami Brahmananda era um apóstolo de Sri Ramakrishna. Ele nasceu no ano de 1863, filho de pais piedosos devotados a Sri Krishna em um vilarejo de West Bengal, Índia. O nome de infância de Swami Brahmananda era Rakhal Chandra Ghosh. Talvez tenha sido sua mãe quem deu a seu filho o nome de Rakhal, que significa "o companheiro de Sri Krishna".

 

Como estudante, Rakhal era notável por sua inteligência. Mesmo quando menino, ele tinha interesses variados na vida. Fisicamente, ele era muito mais forte do que a média dos meninos de sua idade. Seus companheiros achavam difícil lidar com ele nas brincadeiras. Ele participaria de muitos jogos da aldeia, incluindo luta livre, e mostraria suas habilidades insuperáveis ​​neles. Mesmo em tenra idade, Rakhal tinha uma grande devoção a deuses e deusas. Perto de sua casa havia um templo da Divina Mãe Kāli. Muitas vezes, Rakhal era encontrado lá. Às vezes, ele mesmo fazia uma bela imagem de argila da Mãe Divina e permanecia absorto na adoração. Todos os anos costumava haver adoração da Mãe Divina Sri Durga em sua casa. Naquela hora, ele seria encontrado sentado quieto e testemunhando calmamente a cerimônia.  Rakhal completou sua educação primária em sua própria aldeia. Ele foi enviado para Calcutá e foi admitido no ensino médio. Em Calcutá, ele entrou em contato com Narendranath, mais tarde conhecido como Swami Vivekananda. Ele era o líder dos meninos locais. Uma estreita amizade se desenvolveu entre os dois. Isso culminou no discipulado comum sob Sri Ramakrishna, o grande mestre espiritual no templo da Mãe Divina em Dakshineswar, Calcutá. Essa amizade trouxe resultados de longo alcance. Eles também entraram em contato com muitos outros jovens discípulos de Sri Ramakrishna no templo de Dakshineshwar.  Rakhal e Narendra praticavam exercícios físicos em um ginásio comum junto com seus companheiros.

 

As tendências religiosas inatas de Rakhal começaram a se desdobrar mais definitivamente nesta fase. Nenhum dos discípulos se misturou com Sri Ramakrishna tão intimamente quanto Rakhal. O Mestre sempre considerou Rakhal como seu filho espiritual, enviado especialmente pela Mãe Divina. Porque Sri Ramakrishna orou fervorosamente à Divina Mãe assim: “Mãe, é meu desejo que um menino com amor sincero a Deus permaneça sempre comigo. Dê-me esse menino. " Poucos dias depois, quando estava sentado sob a figueira-da-índia no templo de Dakshineshwar, ele teve a visão de um menino. O próprio Sri Ramakrishna narrou esta visão da seguinte forma: “Poucos dias antes da chegada de Rakhal, eu vi a Mãe colocando uma criança em meu colo e dizendo: 'este é o seu filho, seu filho espiritual.' Pouco depois desta visão, Rakhal veio e eu imediatamente o  reconheci como o menino apresentado pela Mãe Divina. ” Sri Ramakrishna teve mais uma visão semelhante antes do advento de Rakhal. Um dia, veio um lótus totalmente desabrochado flutuando nas águas do Ganges, iluminando todo o ambiente. No lótus, dois meninos dançavam. Um era Sri Krishna e o outro era o mesmo menino que a Mãe Divina havia colocado em seu colo na visão anterior. Quando o Mestre conheceu Rakhal, ele o identificou como aquele menino. Mas ele manteve essa visão particular em segredo, mencionando-a apenas para alguns selecionados. Ele disse que se Rakhal soubesse deste fato de sua companhia com Sri Krishna, ele desistiria de seu corpo.  Sri Ramakrishna concedeu a Rakhal certos privilégios que não foram dados a outros discípulos. Durante este período de associação íntima, Sri Ramakrishna treinou Rakhal para a grande missão que ele iria cumprir no futuro. O Mestre estava muito interessado no treinamento espiritual de seu amado filho espiritual. Se necessário, ele não hesitaria hesitou em repreender Rakhal pelo menor defeito notado nele. Um dia, o Mestre perguntou a Rakhal por que havia uma sombra de escuridão sobre seu rosto. Foi o resultado de algum erro que ele cometeu? Rakhal ficou boquiaberto, maravilhado. Ele não conseguia se lembrar de ter feito nada de errado. Quando interrogado pelo Mestre, Rakhal lembrou que havia contado uma mentira por diversão. Então o Mestre o advertiu para não mentir, mesmo enquanto contava piadas.

 

Rakhal costumava importunar Sri Ramakrishna para a mais elevada realização espiritual. Uma vez, Rakhal seguiu Sri Ramakrishna em direção ao templo da Mãe Divina. Sri Ramakrishna entrou no santuário e Rakhal sentou-se na sala de orações e começou a meditar. Depois de um tempo, ele viu de repente uma luz brilhante, como a de um milhão de sóis, vindo em sua direção do santuário da Mãe Divina. Ele ficou assustado e correu para o quarto do Mestre. Um pouco depois, Sri Ramakrishna voltou do santuário e viu Rakhal. O Mestre perguntou a ele: "Você se sentou para meditar esta noite?" Rakhal respondeu afirmativamente e relatou a ele o que viu durante a meditação. O Mestre respondeu: “Você reclama que não experimenta nada. Você pergunta, 'qual é a utilidade de praticar meditação?' Então, por que você fugiu quando teve uma experiência espiritual? "

 

Um dia Rakhal estava meditando no templo e o Mestre chegou em êxtase. Dirigindo-se a Rakhal, ele disse: "Olhe, este é o seu mantra, santo nome, e aí está o seu Ishta, divindade escolhida." Imediatamente Rakhal viu a forma luminosa de Deus à sua frente e ficou maravilhado. Sob a orientação de Ramakrishna, Rakhal começou a praticar intensas disciplinas espirituais.

 

Uma vez que Sri Ramakrishna comentou: “Rakhal tem a inteligência aguçada de um rei, Raja. Se ele quisesse, ele poderia governar um reino. ” Então, em Narendra e outros discípulos irmãos começaram a chamá-lo de Raja. Mais tarde, por respeito, ele passou a ser conhecido na Ordem Ramakrishna como ‘Maharaj’, que significa literalmente "O Grande Rei". Após a morte de Ramakrishna, os discípulos fizeram seus votos monásticos finais realizando o tradicional sacrifício de fogo, viraja homa na frente da imagem do Mestre. Rakhal assumiu o nome monástico, Swami Brahmananda. Depois disso, Swami Brahmananda passou mais de seis anos levando a vida de um monge errante. Durante este período, ele visitou muitos lugares sagrados e teve a oportunidade de conhecer em primeira mão a condição do país. Ele também observou a harmonia subjacente por trás da variedade infinita de crenças religiosas na Índia. Sri Ramakrishna certa vez descreveu a natureza espiritual de Rakhal da seguinte forma: "Ele é sempre livre, Nitya-Siddha, pertencente ao círculo interno de Deus, Īshvara-Kōti. Ele pertence àquela classe de personagens excepcionais que já terminaram seu curso de práticas espirituais e realizaram a Meta em algum nascimento anterior. Suas práticas espirituais nesta vida são supérfluas, simplesmente para redescobrir suas realizações passadas. Seu advento na terra é para ensinar a humanidade. Essas almas puras formam o séquito de Deus durante Suas Encarnações ”.

 

Swami Brahmananda permaneceu na maior parte do tempo em profundo modo meditativo. Certa vez, ele estava no local de nascimento de Sri Krishna, Vrindavan. Uma grande pessoa espiritual, Vijayakrishna Goswami, que havia visto Rakhal e Sri Ramakrishna anteriormente, também estava em Vrindavan. Quando ele viu as severas austeridades que Swami Brahmananda estava realizando, ele perguntou-lhe: “Que necessidade você tem de realizar tanto da prática espiritual? O Mestre não lhe deu tudo o que é cobiçado na vida espiritual? " A isso, o Swami simplesmente sorriu e respondeu: "O que recebi do Mestre, quero fazer uma posse permanente."

 

Em outra ocasião, Swami Brahmananda estava praticando meditação junto com seu irmão discípulo Swami Subodhananda na margem do sagrado rio Narmada. Ele entrou em Samadhi, o estado de êxtase, e permaneceu nesse estado por seis dias seguidos. Assim como Deus testa a fé dos místicos, os místicos também verificam a graça de Deus. Certa vez, Swami Brahmananda e Swami Turiyananda estavam no sagrado Vrindavan, o local de nascimento de Sri Krishna. Swami Turiyananda disse: “Hoje não vou sair para pedir comida. Vamos ver se Radha (a consorte espiritual de Krishna e a deusa de Vrindavan) nos alimentará ou não. ” Ambos os Swamis passaram o dia e a noite inteiros em meditação, e na manhã seguinte um devoto desconhecido trouxe vários tipos de comida para alimentá-los.

 

A Missão Ramakrishna foi fundada no ano de 1897. Swami Vivekananda fez de Swami Brahmananda seu presidente. O relacionamento de Swami Vivekananda e Swami Brahmananda foi maravilhoso. Depois de retornar do Ocidente, Swami Vivekananda se curvou a Swami Brahmananda com respeito e observou: "O filho do professor espiritual, Guru, deve ser tratado como o próprio Guru." Certa vez, um cavalheiro ocidental veio a Swamiji com algumas questões espirituais. Ele o enviou a Swami Brahmananda dizendo: "Há um dínamo espiritual funcionando e todos nós estamos sob ele."

 

Swami Vivekananda gostava de animais. Swami Brahmananda era um amante de plantas e jardins. Quando os animais de um causassem danos ao jardim do outro, ocorria uma briga; a própria seriedade do que causaria risos contundentes entre os espectadores. Swami Vivekananda diria: “Outros podem me abandonar. Mas Raja ficará ao meu lado até o fim. " Os dois gigantes juntaram seus ombros para promover a causa da obra iniciada em nome do Mestre. 

 

Swami Brahmananda era um tipo de pregador silencioso, enquanto Swami Vivekananda era o tipo trovejante. Swami Vivekananda caiu sobre o mundo como uma avalanche. Ele se movia como um redemoinho de um extremo ao outro do mundo para transmitir sua mensagem. Ele estava muito ocupado e dinâmico. Ele não teve tempo, como disse, para terminar sua mensagem. Swami Brahmananda com sua infinita calma, paciência, extraordinário bom senso e sabedoria tornou essa mensagem fecunda no solo da Índia. Swami Brahmananda, nunca deu palestras de uma plataforma pública exceto uma vez; no entanto, sua influência foi única. Foi como a suave influência da primavera, que atua silenciosamente, despercebida, mas confere beleza celestial a toda a natureza. Sri Ramakrishna elogiou essa característica de seu discípulo, descrevendo-o figurativamente como uma manga que não muda de cor para que as pessoas saibam que está madura. Outro atributo que o Mestre usou ao se referir a Rakhal foi que ele era como uma pederneira. Você pode colocá-la mil anos debaixo d'água, mas ela emitirá fogo no momento em que você a atingir. Ele preferiu passar despercebido, mas quem entrasse em contato com ele sentiria o calor de sua espiritualidade.

 

Quando Swami Vivekananda faleceu, Swami Brahmananda chorou como uma criança sobre seu corpo. Ele disse: "É como se todas as montanhas do Himalaia tivessem desaparecido diante dos meus olhos!" Na ausência de Swami Vivekananda, Swami Brahmananda se apresentou para segurar o leme da Missão Ramakrishna com sua grande personalidade espiritual. Sri Ramakrishna o ensinou a julgar o caráter de uma pessoa apenas por ver a aparência externa. Por meio dessa percepção, ele poderia enfrentar os diversos problemas que surgiam em conexão com o bem-estar individual e coletivo da Fraternidade monástica. Ele também podia guiar vários devotos que buscavam seu conselho em assuntos espirituais. Deus o dotou de outra característica fascinante, a saber, sua simplicidade infantil. Em uma ocasião, Sri Ramakrishna disse: “Oh! Você é tão simples! Ah, quem vai cuidar de você depois que eu partir? " Swami Brahmananda, com seu alto grau de espiritualidade, era a própria personificação da bem-aventurança, irradiando alegria a cada movimento. Ele também era um amante da diversão e um amigo íntimo das crianças. Onde quer que ele estivesse, sempre se reunia ao seu redor um grupo de crianças que eram tão livres com ele quanto com um de seus companheiros. Ele inventaria novas maneiras de diverti-los com expressões faciais ou o uso de máscaras.

 

Swami Brahmananda estava mais interessado em construir o caráter dos membros da Ordem do que em estabelecer regras e regulamentos que restringissem a liberdade de um monge. Durante sua presidência, Swami Brahmananda viajou extensivamente em várias partes da Índia para organizar as atividades da Ordem. Ele estava ocupado fundando novos centros e inspirando monges e devotos. Ele era um homem de poucas palavras. Sua vida era seu ensino. Ele era um verdadeiro Guru. Ele tinha o poder de transmitir samadhi ou iluminação a qualquer pessoa.

 

O método de trabalho de Swami Brahmananda era maravilhoso. Sobre o segredo do trabalho, ele disse certa vez: “Dê toda a sua mente a Deus. Se não houver desperdício de energia mental, com uma fração de sua mente você pode fazer tanto trabalho que o mundo ficará atordoado. ” A verdade disso foi exemplificada na vida do próprio Swami. Parecia que ele era indiferente ao que estava acontecendo lá fora com relação à organização e que toda a sua mente estava voltada para Deus. Seu olhar distante, seus olhos semicerrados, sua compostura profundamente calma indicavam que seus pensamentos não pertenciam a este plano de existência. Muitas vezes ele ficava tão perdido em seus próprios pensamentos que ninguém ousaria se aproximar dele com medo de perturbá-lo. Cada membro da vasta organização sentiu que seu interesse estava seguro nas mãos do Swami. Seu gentil desejo era mais do que uma ordem para todos os trabalhadores.

 

Um dia, Swami Brahmananda queria testar a profundidade da meditação matinal dos monges mais novos em Belur Math. Ele ordenou que cada um descascasse uma batata e trouxesse para ele. Ele verificou aquelas batatas, ergueu uma e declarou que o descascador daquela tinha uma meditação profunda. Ele era Swami Shuddhananda, um discípulo de Swami Vivekananda. Swami Brahmananda notou que ele havia descascado a casca da batata tão cuidadosamente que nenhuma polpa foi desperdiçada. A mente é uma só. A mente usada para meditação também é usada para fazer nosso trabalho diário.

 

Os interesses do Swami eram variados. Ele poderia dar uma orientação sábia quanto ao projeto de um edifício, ele poderia dar planos de como fazer serviços de socorro, suas sugestões sobre os métodos de educação eram valorizadas pelos educadores, seus conselhos sobre os princípios a serem seguidos na edição de livros estavam em uma só vez considerados extremamente sólidos, e em todos os Ashrama que visitou ou onde ficou, ele encorajou as pessoas a desenvolverem jardins de flores e hortas. Seu amor pelas flores era grande. Ele considerava que as flores desabrochavam nos jardins como oferendas da Natureza à Deidade que Tudo Permeia. Qualquer pessoa que arrancasse uma flor ou ferisse uma planta de flor incorreria no maior desagrado da parte dele. Ele cuidaria para que as contas do dinheiro público fossem mantidas com a mais estrita regularidade. Ele não toleraria o menor descuido a esse respeito.

 

Uma vez, havia tanto descontentamento entre os membros de um determinado centro que toda a atmosfera estava viciada. Quando todos os outros remédios falharam, Swami Brahmananda foi abordado e persuadido a visitar o centro. Quando ele foi ao local, ele absolutamente não perguntou sobre as queixas dos membros individualmente. Sua própria presença criou uma grande onda de entusiasmo espiritual que todos os problemas mesquinhos foram resolvidos automaticamente. Um dos líderes responsáveis ​​pela agitação ficou tão inspirado que partiu para o Himalaia para realizar práticas espirituais. Todos ficaram surpresos com este fenômeno maravilhoso. Swami Brahmananda venceu uma batalha sem qualquer luta!

 

Enquanto ele visitava um lugar sagrado ou um templo, às vezes ele levava consigo aqueles que cantavam e pedia que cantassem canções devocionais na presença da Divindade. Uma vez, enquanto ele estava ouvindo música devocional no templo de Ayodhya em frente ao santuário de Sri Rama, veio uma chuva torrencial. Swami Brahmananda permaneceu firme, quase inconsciente das chuvas. Outros vieram apressadamente e cuidaram dele. Foi muito depois de as chuvas terem cessado que ele voltou ao plano normal. Ele tinha um grande amor pela música devocional e considerava-a uma ajuda muito útil na vida religiosa. Onde quer que ele estivesse, havia música devocional à noite. Músicos renomados consideraram um privilégio orgulhoso tocar na frente dele. Durante suas viagens ao sul da Índia, no ano de 1909 ele ouviu Sri Ramanama Sankeertanam pela primeira vez. É a interpretação musical da vida de Sri Rama, Ramayana. Ele ficou tão fascinado que introduziu o canto de Sri Ramanama em todos os centros de nossa Ordem Ramakrishna uma vez a cada quinze dias.

 

Swami Brahmananda visitou um antigo templo da Mãe Divina em Madurai, sul da Índia. Ele entrou em êxtase ao ver a divindade e ficou parado por muito tempo. Seu irmão discípulo Swami Ramakrishnanda cuidou dele naquele templo lotado. Mais tarde, Swami Brahmananda explicou: "Quando eu estava na frente da divindade, eu vi a imagem viva da Divina Mãe Meenakshi vindo em minha direção e perdi a consciência externa."

 

Uma vez, Swami Brahmananda estava hospedado no mosteiro Ramakrishna em Chennai durante a época do Natal. Ele expressou seu desejo de assistir ao culto de Jesus Cristo na casa da irmã Devamata. Ela era uma devota americana e seu nome original era Laura Glenn. Ela tinha vindo para a Índia em busca de espiritualidade inspirada nos ensinamentos de Swami Vivekananda. A irmã Devamata adorou Jesus Cristo à moda ocidental e leu um trecho da Bíblia. Depois disso, Swami Brahmananda compartilhou o alimento consagrado, Prasad. Enquanto comia, ele comentou: “Recebi uma grande bênção aqui esta tarde. Enquanto você lia a Bíblia, Cristo de repente parou diante do altar, vestido com uma longa capa azul. Ele conversou comigo por algum tempo. Foi um momento muito abençoado. ”

 

Sri Ramakrishna havia feito uma predição sobre Brahmananda para seus discípulos próximos: "Quando Rakhal conhecer sua verdadeira natureza como companheiro de Sri Krishna, seu corpo não durará mais." Swami Brahmananda, em estado de êxtase, começou a se referir exatamente ao que o Mestre havia dito sobre sua verdadeira natureza. Ele indicou que era hora de encerrar seu esporte na terra; a voz de seu Amado Sri Krishna o estava chamando. Seus irmãos discípulos ficaram mais alarmados com isso. No ano de 1922, ele deixou  seu corpo e se fundiu na Bem-aventurança Eterna, Brahmananda. E aqueles que viviam com ele, pensaram consigo mesmos: "Era um fato que vivíamos com uma grande alma como a de Swami Brahmananda?!"

Curitiba Centro Ramakrishna Vedanta